domingo, 7 de julho de 2013

Conheça um pouco da história do Java

Postado Por Unknown Postado As 18:39 Com Sem Comentarios




Uma boa prática é conhecer um pouco da história da tecnologia antes de começar a usar certa ferramenta. O Java, por exemplo, não nasceu na 'Ilha de Java', na Indonésia. Tudo começou na Sun Microsystems, quando eles estavam desenvolvendo um aplicativo para set-top box.

Em 1990, a equipe estava focada na criação de um app portátil para rodar em qualquer micro chip. O time escolheu a C/C ++ para a realizar a tarefa, mas logo descobriu que algumas características na linguagem a impedia de ser portátil. A empresa, então, removeu alguns recursos da plataforma e, ao fazer isso, acabou criando uma nova linguagem de programação. Ela ganhou o nome de 'Oak', que em português significa 'carvalho', porque o desenvolvedor a escreveu debaixo de uma árvore de carvalho. Apesar de atingirem o objetivo, a linguagem não decolou.

Cinco anos depois, a World Wide Web (WWW) se tornou popular e a internet passou a fazer parte da vida de todos. Com a chegada da web, a 'Oak' passou a ser a melhor opção no mundo online, já que a internet precisava de uma linguagem de programação independente e portátil que pudesse ser usada para escrever programas para rodarem em diferentes plataformas.

Prevendo o sucesso, a Sun Microsystema renomeou a linguagem para 'Java', fez algumas alterações na plataforma, e a relançou no mesmo ano. A partir daí, desenvolvedores de todo mundo descobriram o potencial da tecnologia e a novidade se popularizou na web.

Java, apesar de ser uma ilha, também é um sinônimo para café, bebida que a equipe de desenvolvimento da empresa consumiu, em grandes quantidade, durante o processo de criação da linguagem. Depois de o time recriar a plataforma, o nome foi escolhido por ter a melhor relação com sua história. O logotipo foi uma decorrência simples: uma xícara da bebida que ajudou o time a ficar acordado no período de desenvolvimento da tecnologia.



0 comentários:

Postar um comentário

Siga-nos no Twitter!