
Após um grande alarde — e também algumas sobrancelhas levantadas, em desconfiança —, o PlayStation Vita finalmente deu as caras, ao final de 2011. Entretanto, qualquer um que esteja acompanhando o desempenho no mínimo ambíguo do portátil atual da Sony já deve ter considerado (mesmo que remotamente) a possibilidade de que o Vita acabe repedindo a trajetória cambaleante do seu antecessor.
De fato, “repetir os erros do PlayStation Portable” consta entre uma lista recentemente organizada pelo site Wired. A publicação também considerou diversos outros pontos, é verdade — alguns até bastante concretos, como baixas vendas, ausência de jogos (uma velha questão) e quedas prematuras de preço. Confira abaixo.
Vendas muito abaixo do esperado
Eis um dos problemas centrais do PlayStation Vita: ele simplesmente não vende como deveria. Ou, antes, os números simplesmente não parecem atender às projeções iniciais da Sony. Afinal, vale lembrar que, após o lançamento do portátil em solo ocidental, a Sony afirmou que até março deste ano (mês que vem, portanto!) 10 milhões de unidades deveriam ter sido vendidas.

De fato, “repetir os erros do PlayStation Portable” consta entre uma lista recentemente organizada pelo site Wired. A publicação também considerou diversos outros pontos, é verdade — alguns até bastante concretos, como baixas vendas, ausência de jogos (uma velha questão) e quedas prematuras de preço. Confira abaixo.
Vendas muito abaixo do esperado
Eis um dos problemas centrais do PlayStation Vita: ele simplesmente não vende como deveria. Ou, antes, os números simplesmente não parecem atender às projeções iniciais da Sony. Afinal, vale lembrar que, após o lançamento do portátil em solo ocidental, a Sony afirmou que até março deste ano (mês que vem, portanto!) 10 milhões de unidades deveriam ter sido vendidas.


Bem, embora ainda faltem dados, sabe-se que foram apenas 2,2 milhões até julho do ano passado — compreendendo os seis primeiros meses de prateleiras do sistema. Difícil acreditar em 10 milhões para breve, portanto.
Quedas prematuras de preço
Cortes de preço são algo realmente normal e previsível dentro do ciclo de vida de um console. O problema é que o Vita parece ter chegado cedo demais a esse estágio. No Japão, por exemplo, o preço oficial do console com 3G foi de 30 para 20 mil Ienes, enquanto que o aparelho apenas com Wi-Fi caiu de 25 para 20 mil ienes.
Onde estão os jogos?
Eis aqui uma tecla já bem batida quando se trata do Vita. Mas parece impossível revisitá-la de tempos em tempos — já que os tais títulos de peso prometidos pela Sony parecem simplesmente não vir. De fato, para 2013 há apenas três games exclusivos anunciados para o portátil. Os demais são multiplataforma.
O 3DS também não vai lá muito bem...
O sucesso arrebatador do DS certamente foi, em parte, prejudicial para os planos da Sony envolvendo o PSP. Entretanto, o sucesso do portátil anterior da Nintendo mostrava claramente que havia um nicho — que haviam compradores para portáteis com jogos de qualidade.
Na verdade, parece óbvio, ao olhar para trás, que o PSP acabou pegando parte do vácuo deixado pela maquininha de dinheiro da Big N. O problema? O mesmo não parece estar ocorrendo com o 3DS. Mesmo liderando as vendas, o console tridimensional da Nintendo simplesmente não emplacou como o seu antecessor — o que invariavelmente se reflete no desempenho do Vita.
Os mesmos erros do PSP
Talvez nós tenhamos chegado a um ponto em que simplesmente é impossível deixar de reconhecer: plataformas portáteis com qualidade próxima ao de consoles de mesa não são mais tão atraentes. Conforme colocou a Wired, a maior parte do público hardcore prefere jogar em uma ampla tela de TV, enquanto que os jogadores casuais parecem perfeitamente satisfeitos com joguinhos para iOS e Android.

Quedas prematuras de preço
Cortes de preço são algo realmente normal e previsível dentro do ciclo de vida de um console. O problema é que o Vita parece ter chegado cedo demais a esse estágio. No Japão, por exemplo, o preço oficial do console com 3G foi de 30 para 20 mil Ienes, enquanto que o aparelho apenas com Wi-Fi caiu de 25 para 20 mil ienes.
Onde estão os jogos?
Eis aqui uma tecla já bem batida quando se trata do Vita. Mas parece impossível revisitá-la de tempos em tempos — já que os tais títulos de peso prometidos pela Sony parecem simplesmente não vir. De fato, para 2013 há apenas três games exclusivos anunciados para o portátil. Os demais são multiplataforma.
O 3DS também não vai lá muito bem...
O sucesso arrebatador do DS certamente foi, em parte, prejudicial para os planos da Sony envolvendo o PSP. Entretanto, o sucesso do portátil anterior da Nintendo mostrava claramente que havia um nicho — que haviam compradores para portáteis com jogos de qualidade.
Na verdade, parece óbvio, ao olhar para trás, que o PSP acabou pegando parte do vácuo deixado pela maquininha de dinheiro da Big N. O problema? O mesmo não parece estar ocorrendo com o 3DS. Mesmo liderando as vendas, o console tridimensional da Nintendo simplesmente não emplacou como o seu antecessor — o que invariavelmente se reflete no desempenho do Vita.
Os mesmos erros do PSP
Talvez nós tenhamos chegado a um ponto em que simplesmente é impossível deixar de reconhecer: plataformas portáteis com qualidade próxima ao de consoles de mesa não são mais tão atraentes. Conforme colocou a Wired, a maior parte do público hardcore prefere jogar em uma ampla tela de TV, enquanto que os jogadores casuais parecem perfeitamente satisfeitos com joguinhos para iOS e Android.

A Sony tem perdido parcerias
Parece fácil elencar algumas das principais franquias que alavancaram as vendas do PSP anteriormente — sobretudo no Japão. Trata-se de Monster Hunter, Final Fantasy e Kingdom Hearts (entre outras, naturalmente). Bem, ocorre que, atualmente, grande parte dessas séries tem debandado para o Nintendo 3DS, o que deixa o Vita potencialmente sem aliados.
Onde estão os títulos exclusivos?

A afirmação da Wired parece sintetizar bem este ponto: “Me desculpe, Sony, mas Mario é o único sujeito que pode integrar um jogo de plataforma atualmente”. Embora o ponto seja um tanto controverso, fato é que muitas das exclusividades da Sony parecem ter perdido seu apelo de outros tempos. Afinal, mesmo o excelente Uncharted: Golden Abyss não poderia, sozinho, sustentar toda uma plataforma — mesmo com a possível ajuda de Kratos.
Fonte: Wired, Baixakijogos
Parece fácil elencar algumas das principais franquias que alavancaram as vendas do PSP anteriormente — sobretudo no Japão. Trata-se de Monster Hunter, Final Fantasy e Kingdom Hearts (entre outras, naturalmente). Bem, ocorre que, atualmente, grande parte dessas séries tem debandado para o Nintendo 3DS, o que deixa o Vita potencialmente sem aliados.
Onde estão os títulos exclusivos?

A afirmação da Wired parece sintetizar bem este ponto: “Me desculpe, Sony, mas Mario é o único sujeito que pode integrar um jogo de plataforma atualmente”. Embora o ponto seja um tanto controverso, fato é que muitas das exclusividades da Sony parecem ter perdido seu apelo de outros tempos. Afinal, mesmo o excelente Uncharted: Golden Abyss não poderia, sozinho, sustentar toda uma plataforma — mesmo com a possível ajuda de Kratos.
Fonte: Wired, Baixakijogos
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